Aplicación de metodología ágil en Ciberseguridad

Escrito por: Gisele Santos

31 de agosto de 2022

As metodologias ágeis foram criadas para dar mais produtividade na criação de softwares. Entretanto, existem boas razões pelas quais é preciso cultivar uma cultura ágil em toda una empresa, y não apenas dentro da Tecnologia da Informação (TI). Por esa razón, hoje já é possível ver a adoção das metodologias ágeis, como Scrum, em diferentes segmentos. Como organizaciones pasan a implementar una mentalidade ágil na busca de quantidade e qualidade na produção dos seus produtos e na entrega de serviços.

Entender una mecánica básica de Scrum y su flujo de trabajo es algo fácil, en una razón de extrema simplicidad. Esse entendimento pode ser obtenido en internet, onde é possível encontrar diversos cursos, artigos, apresentações y videos sobre o tema. 

Adotar metodologías antiguas, como Scrum, a través de innumerables ventajas, es preciso entender que ellas no son una “bala de plata”, una solución a todos los problemas de los proyectos. En el libro Gestão Ágil Para Produtos de Sucesso, Rafael Sabbagh afirma que “Un adoção mundial de Scrum no significa que todos los problemas están resueltos. Longe disso, Scrum é apenas uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios em comparação a outras formes de se conduzir projetos, mas somese bem used.”

Após falar um pouco sobre as metodologias ágeis e as vantagens de utilizá-las não apenas no desenvolvimento de softwares, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com a introdução da metodologia em um time pequeno de cybersecurity, com pessoas muito técnicas e que nunca participaram de divisões de tarefas, as propostas pelas metodologias ágeis.

Antes de introduzir as metodologias ágeis, as pessoas se escondiam back de seus projetos “supersecretos”, sem envolver toda un área. Foi então que veio una pandemia y todos se sienten muito isolados. Com ela, as pessoas se viram obrigadas a buscar alternativas, e as famosas ferramentas de comunicação instantânea nunca foram tão used, pois elas nos deixavam mais next dos nossos colegas de trabalho no oficina en casa. Elas se tornaram um canal muito útil para as reuniões, que começaram a ficar longas e improdutivas.

Diante deste cenário, meus gestores perceberam que era a hora de ter mais produtividade e que isso só podría ser obtenida com a ajuda das metodologias ágeis, muita força de vontade e conhecimento. Dessa forma, contratamos personas con experiencias diferentes y que tinham muita força de vontade e conhecimento para guiar e fazer crescer um grupo de empollones de la seguridad cibernética.

Iniciamos como diarios, que são as reunões diárias para compartilharmos o andamento de cada tarefa e suas dificuldades. Como a reunião é diária ela precisava ser sucinta, mas, no início, nossas reuniões demoravam cerca de uma hora, pois precisávamos que todos se habituassem com a metodologia. Não demorou muito e, a cada semana, o tempo das diarios foi diminuindo e as reuniões se tornaram mais produtivas, o que levou a executar os projetos em tempos mais curtos, além de permitir que o time se organizasse para ajustar os processos e nivelasse all os integrantes, que puderam perceber que podiam fazer melhor o que já faziam, bem como desenvolver novos produtos com o conhecimento que já tinham.

Assim iniciamos con o Inicio lean, uma metodologia agil que nos ajudou a entender se um produto/serviço podia ser melhorado ou desenvolvido um novo produto/serviço. Em apenas um mês da implementação da metodologia, foi possível perceber um aumento na produtividade da area, os projetos passaram a ser executados no tempo planejado and as pessoas se empolgaram to desenvolver novos produtos/serviços to testar no market.

As metodologias ágeis trouxeram ao time produtividade e qualidade, além de crescimento profissional e pessoal, uma vez que o conceito da metodologia agil foi levado para nossas vidas.

Agora, que você já sabe um pouco mais sobre as metodologias ágeis e os benefícios que ela traz, já pensou em começar a utilizá-las?

Analista de proyectos de ciberseguridad, Bacharel em Sistemas de Informação y Especialista em Gestão Empresarial
Si está disfrutando de nuestro contenido, considere compartir esta publicación con su comunidad en las redes sociales.
Compartir este